O exercício da atenção farmacêutica pelos profissionais da área tem trazido inúmeros benefícios para os pacientes, assim como para o estabelecimento em que é feito. Confira mais sobre a atenção farmacêutica!

O que é Atenção Farmacêutica?

É um dos campos da Assistência Farmacêutica. Ela refere-se ao cuidado direto que o farmacêutico presta com os pacientes, orientando quanto ao uso correto dos medicamentos através de um atendimento humanizado e, também, promovendo a efetividade do tratamento que muitas vezes torna-se ineficiente devido a falta de conhecimento sobre a administração do fármaco por parte do usuário. Esse descuido pode ocasionar grandes prejuízos à saúde, tornando essencial a intervenção profissional para promover uma melhor qualidade de vida a cada paciente.

Como essa prática surgiu?

Especificamente na última década, o segmento de Atenção Farmacêutica vem ganhando cada vez mais espaço no contexto da saúde. Esse segmento surgiu da necessidade de adotar um foco maior em relação ao paciente. Diante disso, em 1993, na Declaração de Tóquio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a Atenção Farmacêutica como um conceito de prática profissional.

No Brasil, a Lei Federal 13.021/2014 regulamentou o serviço de assistência farmacêutica para assegurar o cuidado e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados, além de diversas resoluções de diretoria colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que atribuem ao farmacêutico a prática da atenção com o usuário.

Como a Atenção Farmacêutica é realizada?

Para que essa prática se torne efetiva, é imprescindível a criação e implantação de um Projeto de Atenção Farmacêutica no estabelecimento de atuação do profissional. Nele, é evidenciada a otimização do serviço, em que é analisado o perfil dos pacientes que frequentam a farmácia, o registro de doenças com maior ocorrência e como devem ser tratadas. Nesse projeto deve conter a maneira de abordagem do profissional perante a administração do fármaco e como são suas interações, efeitos indesejados e até sua toxicidade. Esse projeto, além de melhorar os resultados dos tratamentos medicamentosos, pode fidelizar os clientes, os quais sempre estarão a procura de um tratamento melhor e mais humanizado.

A Farmacon Jr pode te ajudar!

Podemos auxiliá-lo no aperfeiçoamento e consequentemente na melhora do atendimento da sua farmácia por meio de treinamentos para balconistas, gerentes e farmacêuticos. Com nosso projeto, podemos impulsionar seus negócios, fidelizar seus clientes e obter ótimos resultados! Caso tenha alguma dúvida ou interesse em saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco!

Fontes:

http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/12/inf07a11.pdf

https://blog.ipog.edu.br/saude/tudo-sobre-atencao-farmaceutica/

http://www.farmaceuticas.com.br/atencao-farmaceutica/

https://www.iped.com.br/materias/farmacia/atencao-farmaceutica.amp

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos e promoções exclusivas?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!