Atualmente, há uma forte propaganda voltada ao consumo de alimentos naturais e orgânicos, em prol da redução dos industrializados. Logo, apesar de existir um lado muito positivo, advindo da diminuição do consumo de produtos altamente processados (com altos índices de conservantes, gorduras e sódio), nem sempre o consumo excessivo de alimentos naturais será necessariamente saudável. Quer saber mais? Leia nosso texto abaixo!

 

O que são alimentos naturais?

Segundo o Ministério da Saúde, os alimentos naturais são aqueles que não passam por nenhuma modificação após serem retirados da natureza, seja originados de plantas ou animais.

 

O que são alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem nenhuma intervenção de substâncias químicas (agrotóxicos, inseticidas, adubos químicos…) e processos biológicos (transgênicos).

 

Esses alimentos são sempre saudáveis?

Embora eles apresentem um processo de cultivo mais natural e supostamente mais saudável, o uso inadequado e excessivo desses alimentos pode tornar-se  prejudicial ao organismo. Um exemplo de inadequação seria o uso dos sucos detox que, dentro do mundo fit atual, são propagados como saudáveis, porém a redução das frutas e legumes ao líquido diminui suas propriedades nutricionais, assim a perda das fibras resultam em uma maior adição dos açúcares, tendo, portanto, um aumento das calorias.

Já com relação aos alimentos orgânicos, existem regulamentações que proíbem o uso de pesticidas, fungicidas e inseticidas sintéticos. Entretanto, alguns produtos naturais utilizados também são agressivos para a saúde, pois seu cultivo ocorre por adubos e esterco, podendo ocorrer a contaminação dos alimentos. Ou seja, aumenta-se o contato com bactérias que podem ser prejudiciais tanto para a planta quanto para o consumidor.

 

Procure orientação 

Portanto, é possível concluir que apesar de existir uma necessidade de consumo de produtos naturais para um bom funcionamento do organismo, o seu consumo exclusivo e excessivo não é, obrigatoriamente, sinônimo de uma alimentação rica, balanceada e saudável. Logo, caso exista o interesse do indivíduo em uma dieta mais rica em produtos naturais, é sempre importante procurar o auxílio de um médico ou nutricionista para que seja uma dieta equilibrada e devidamente saudável. 

 

Você utiliza alimentos naturais nos seus produtos? Clique aqui e entre em contato conosco para mais informações e retire suas dúvidas!

 

Referências

Saúde Brasil 

Questão de ciência 

Super interessante 

Portal G1

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!