Existem alguns alimentos que apresentam maior propensão em causar alergias no nosso organismo. Quer saber quais alimentos são esses e os sintomas dessas alergias? Confira abaixo !

Mas o que são alimentos alergênicos?

  Alergênicos são um grupo de alimentos capazes de gerar uma reação anormal no sistema imunológico fazendo com que ele interprete uma das moléculas constituintes como um agente agressor, assim produzindo uma reação alérgica.

  Cerca de 3% da população adulta e 8% das crianças sofrem de alergias alimentares. Por isso, a RDC n. 26/2015 obriga a indicação da presença de alergênicos nos rótulos de alimentos, sendo uma atitude essencial para que as pessoas que já sabem dessa condição não consumam o produto, ou também, para quem precisa evitar o consumo delas esteja ciente da presença desses alimentos.

Quais são os alimentos alergênicos?

 São eles: ovo, leite de vaca e derivados, trigo, peixes, frutos do mar, amendoim, castanhas e soja.

Quais os sintomas mais comuns de uma alergia alimentar?

  As reações devido a ingestão dos alergênicos podem ser divididas em 3 categorias: gastrointestinais, cutânea e anafilaxia.

  • Gastrointestinais: diarreia, cólica, dor intestinal e constipação.
  • Cutâneas: urticárias e inflamações na pele.
  • Anafilaxia: falta de ar, queda da pressão arterial, tosse e chiado no peito.

  É importante que procure um hospital o mais rápido possível caso algum desses sintomas apareçam.


Os seus produtos contém alergênicos e eles ainda não estão dentro dos padrões da ANVISA? Venha garantir a segurança dos seus clientes
clicando aqui!

Referência:

Instituto Cristina Martins

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos, promoções exclusivas e um ebook especial sobre a COVID-19 e seus cuidados?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!