Por muito tempo no país houve uma busca intensa pelo cabelo liso, mesmo com a maior parte da população brasileira possuindo os fios naturalmente enrolados. Entretanto, os tempos mudaram e iniciou-se a uma nova era – a da valorização da beleza natural. Com isso, muitas oportunidades no setor de cosméticos e produtos variados surgiram, visando atender às demandas desse consumidor. Confira tudo sobre o assunto aqui! 

Foco na valorização da beleza natural

Graças à grande diversidade da população brasileira, a variedade na forma dos fios também é enorme – sendo os cabelos ondulados o tipo mais comum no país. Entretanto, o que se via até então era uma dominância enorme de cabelos lisos na população – sendo que apenas 18% das brasileiras têm o cabelo liso naturalmente.

Este cenário vem mudando: uma pesquisa de 2017 da Google revelou que a busca por “cabelo cacheado” superou, pela primeira vez no Brasil, a busca por “cabelo liso”. Outra pesquisa mostrou que o interesse pelos cabelos afro cresceu cerca de 309% nestes dois últimos anos.

Oportunidade no mercado de cosméticos

Com a valorização da beleza natural e o sentimento de aceitação, cresce a procura por produtos específicos para cabelos ondulados, cacheados e crespos. A demanda por esses produtos influenciou diretamente o mercado cosmético: as marcas passaram a focar em atender os anseios destes consumidores.

A Salon Line, por exemplo, criou uma linha extensa de produtos voltados para o cuidado do cabelo cacheado e afins. Além disso, desenvolveu a campanha #todecacho, que valoriza a beleza do cabelo enrolado e empodera seus consumidores.

Neste cenário atual, investir em produtos para os fios ondulados é uma grande oportunidade. Portanto, como a valorização do natural tende a aumentar, o mercado nesta área se mostra promissor para os próximos anos.

O que está em alta

Sabe-se que os cabelos ondulados precisam ser hidratados com maior frequência que os cabelos lisos. Sendo assim, entram em cena produtos com alto poder de hidratação, que prometem manter os cachos bonitos e saudáveis.

Apelo culinário e receitas caseiras também são bem-vindos, e estão presentes em massa nos cosméticos para os fios enrolados: produtos com óleo de coco, abacate, maisena ou maionese são alguns deles. 

Os ingredientes naturais também são uma boa aposta, pois muitos possuem diversas propriedades interessantes – hidratantes, reparadoras, etc. Alguns exemplos são o argan, coco e murumuru.

Ficou interessado? Gostaria de desenvolver ou aprimorar sua linha cosmética para cabelos ondulados, cacheados ou crespos? Nós da Farmacon Jr podemos te ajudar! Entre em contato conosco clicando aqui!

Fontes

Caderno de Tendências da ABIHPEC e SEBRAE

Quer receber atualizações dos nossos conteúdos e promoções exclusivas?

Então inscreva-se agora! Basta informar os dados abaixo. É fácil, rápido e totalmente gratuito!